sábado, 30 de maio de 2009

EMPREGABILIDADE E EMPREGO

Apresentação

Ainda que emprego seja uma das opções para se trabalhar, ela ainda é a alternativa remunerada mais utilizada sendo desejável que assegure qualidade de vida com o prazer de trabalhar em um ambiente agradável, no ritmo individualizado, e a segurança desejável, de tal forma que desapareça o desejo de aposentadoria e o trabalho seja parte integrante da vida. Trabalhar quando se quer, onde se quer, com quem se quer, fazendo o que se quer assegura ao trabalho uma dimensão lúdica e prazerosa.


Práticas convencionais de emprego precisam ser revistas. Conflitos institucionalizados precisam ser esquecidos. Estruturas rígidas precisam ser flexibilizadas. Novas formas de relacionamento devem ser adotadas. Sistemas de seleção reformulados. Vinculações alternativas devem ser praticadas. Discursos ideológicos serem esquecidos. A realidade está rapidamente sendo modificada, e o emprego não é mais o emprego seguro, até a aposentadoria, com inserção num quadro de cargos e salários, pois tudo isso está acabando e para muitos já acabou.


Hoje há três lutas básicas a serem enfrentadas e para cada uma delas existe uma estratégia para se vencer:

1. Ingressar no Mercado de Trabalho.
2. Preservar o Estagio ou Emprego.
3. Reconquistar um Emprego.


Nessas lutas, o certo é que para se conquistar um emprego os processos convencionais de enviar currículo, se registrar em agências de emprego, fazer entrevistas, e procedimentos similares, já não são eficazes. O mesmo acontece com a manutenção do emprego, pois muitas pessoas são dispensadas, ou se demitem, por não terem conseguido se ajustar às características da organização onde trabalhavam.


Das três lutas a mais difícil de ser enfrentada é a reconquista de emprego, e por esse motivo é tão importante preservar o atual. Quanto mais tempo a pessoa fica fora do mercado de trabalho mais difícil o retorno pelos métodos convencionais.


Há, entretanto, um aspecto positivo nessa competição. Os candidatos a emprego e os que estão empregados, geralmente não são competentes em empregabilidade. Poucas escolas preparam para o exercício de uma atividade remunerada. Assim sendo, quem se prepara para ter empregabilidade leva uma grande vantagem sobre o universo de desempregados, e assume uma vantagem competitiva na preservação do seu emprego, sem perder de vista o fato de que emprego é uma das alternativas, havendo a possibilidade do trabalho autônomo ou da atividade empresarial.

Nenhum comentário: