domingo, 31 de maio de 2009

Dicas para elaboração de um Currículo (Currículum Vitae)

Alguns detalhes não podem faltar em seu Curriculum Vitae, assim como a forma de apresentação do mesmo deve seguir alguns padrões. Na busca por uma vaga de emprego num momento tão difícil como o que estamos atravessando devido a crise mundial (2008-2009), um investimento na elaboração de um Curriculum Vitae representará mais oportunidades e a diminuição do tempo de espera por uma vaga.
--------------------------------------------------------------------------------

Em seu Currículo não podem faltar alguns dados, que sem eles certamente ele será excluído logo no início do processo de seleção de Currículos. Seguem abaixo os dados essenciais ao Currículo:

- Dados Pessoais (nome, idade, estado civil, fone de contato e e-mail);

- Síntese Profissional (descrição profissional resumida e idiomas que domina);

- Histórico Profissional (últimas empresas onde passou, cargo, data de início de trabalho e desligamento, em ordem cronológica decrescente);

- Formação Acadêmica (cursos, especializações, MBA, data de início e de conclusão de cada curso);

- Cursos de Atualização (devem constar do Currículo apenas os mais importantes, com data de início e de conclusão de cada curso);

- Observações (adicionar ao Currículo as observações que acredita importantes para diferenciar você dos demais concorrentes à vaga);

- Pretenção Salarial (este item deve constar do Currículo apenas quando solicitado).

Um ponto importante que vem sendo muito valorizado pelos recrutadores e sem duvida é um diferencial para seu Currículo, é a execução de trabalho voluntário, sendo assim se você desenvolveu algum trabalho deste tipo, deve fazer constar em seu Currículo um descritivo sobre o mesmo. Além disto:

- Procure escrever em linguagem clara;

- Duas páginas no máximo são suficientes para o Currículo, portanto atenção na hora da elaboração, pois o selecionador não dispõe de tempo para analisar Currículos extensos;

- Evite enviar foto anexa ou impressa no Currículo (apenas se solicitado).

Boa Sorte

--------------------------------------------------------------------------------

Quanto tempo devo manter o cadastro do Curriculum Vitae na Internet
Por quanto tempo devo manter meu cadastro em site de Curriculum Vitae?
Esta questão pode ter diversas respostas dependendo do ponto de vista de cada um. Muitos mantêm o cadastro de seu Curriculum Vitae até o momento do início de atividade na nova vaga de emprego.

Muitos mantém o Cadastro do Curriculum até o final do contrato de experiência
Outros preferem manter o cadastro mesmo já tendo conquistado um novo emprego, pois se sabe que ainda tem por vir o tempo de experiência, sendo assim, se mantém o cadastro do Curriculum Vitae até a finalização do contrato de experiência do trabalho.

Outros mantém por longa data o Cadastro na Internet em busca de oportunidades
Outras pessoas com uma visão mais arrojada, mantém o cadastro do Currículo (CV) indefinidamente, pois tem como meta obter novas oportunidades profissionais e a exposição do Currículo num site especializado oferece a visibilidade dos dados profissionais para novas oportunidade de emprego.

Na verdade você decide quanto tempo deve manter o Curriculum na Internet
Uma coisa é certa, nos dias de hoje seu Curriculum Vitae esteve, está ou estará na Internet em site especializado em cadastro de Currículos e cabe somente à você decidir por quanto tempo.

Bota sorte é uma ótima colocação profissional para você!

Nenhum comentário: